maio 12 2021 0Comment

INMETRO ACREDITA ORGANISMOS PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SOB CONTROLE DO EXÉRCITO

Criado há pouco mais de um mês, em 2 de março deste ano, o programa desenvolvido pelo Inmetro para acreditar laboratórios de ensaios e organismos de certificações de produtos (OCP) para itens controlados pelo Exército – armas, explosivos, fogos de artifícios, coletes e munições – já concedeu acreditação a quatro empresas como OCP, de acordo com Maurício Pereira, chefe da Divisão de Acreditação de Organismos de Certificação e Verificação (Dicor) do Instituto.

“A intenção do programa de acreditação da certificação de produtos controlados pelo Exército é trazer dinamismo para este mercado. Frente ao crescimento desta demanda ao longo dos anos, alguns fabricantes encontravam dificuldade em acessar o mercado brasileiro pela capacidade limitada de aprovação de seus produtos pelo Exército”, explica Pereira, acrescentando que com a certificação destes produtos por organismos acreditados pelo Inmetro, a corporação espera agilizar o processo de aprovação de produtos. “Para o Inmetro é mais uma oportunidade de reafirmar a credibilidade da autarquia por meio do serviço de acreditação reconhecido internacionalmente que a Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) disponibiliza ao mercado”, sublinhou.

“Estamos muito esperançosos que este escopo traga uma intensa movimentação em processos de certificação, produzidos por fabricantes nacionais ou estrangeiros, em função da diversidade de produtos e quantidades envolvidas no programa”, enfatizou Ricardo Assoni, gerente de Certificação do Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ), um dos organismos acreditados para atuar em produtos PCE.

A diversidade de produtos também é citada por Paulo Bandeira, diretor da Certa Qualidade, como a principal atratividade do programa do Exército. “A importância é possibilitar a atuação dos OCP em um escopo novo e com vasto mercado”, ressaltou.

Atribuições

Os organismos acreditados serão responsáveis por avaliar os produtos e emitir os certificados de conformidade, enquanto os laboratórios realizarão os ensaios nos produtos, quando contratados pelos OCP. Após obter a acreditação do Inmetro, os OCP deverão requerer a designação pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército (DFPC), como forma de pactuar as obrigações e responsabilidades.

É importante ressaltar que os critérios para o programa foram estabelecidos pelo próprio Exército. De acordo com Maurício Pereira, outras três solicitações de acreditação estão em andamento – um pedido de acreditação inicial e os outros dois solicitam extensão de escopo.

Fonte: GOV.BR

adminweb

Escreva seu comentário